Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Área de Software Livre da Campus Party BrasilCampus Party Brasil

Divulgação

Latinoware 2018

fb.com/SLCampusParty

Nossa Rede

Edições anterioress

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Blog da Área de Software Livre da Campus Party

7 de Dezembro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Realidade Aumentada no Campus Party 2011

8 de Janeiro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Uma pequena prévia do que Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. CABELO) preparou para a Área Software Livre:

campusp2001

"Terminado os últimos ajustes e acertos no material das palestras que serão ministradas no Campus Party 2011. As palestra serão sobre realidade aumentada e android. Vale a penas mencionar, que como openSUSE Member distribuirei DVDs dual layer (32 e 64 bits) do opensSUSE durante o evento. Aqui um video demonstrativo…"

Ficou curioso? Eu também... Já estou contando os dias para o evento.



Pentaho - Inteligência de Negócios utilizando Software Livre

7 de Janeiro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Você acha que "Inteligência de Negócios" é algo exclusivo do software não livre? Veja o que o Professor Coruja tem a dizer sobre isso:

"Tornar sua organização mais competitiva pode ser mais livre do que você imagina! Utilizando estratégias de Inteligência de Negócios (Business Intelligence - BI) é possível tomar decisões mais rápidas e seguras para sua empresa. E utilizando a ferramenta certa de BI você garante o sucesso de seu projeto!

"Um dos palestrantes, Caio Moreno de Souza (@caiomsouza, aka Professor Coruja), fará uma palestra na qual comentará sobre os conceitos de BI e sua importância. Ele também apresentará uma poderosa ferramenta, o Pentaho, uma suite de BI (Business Intelligence) de código aberto, gratuita, completa e robusta. Aprenda o que ela pode fazer pelo seu negócio, transformando diversas fontes de dados em informações relevantes para a tomada de decisão.

"Na oficina do Professor Coruja, colocaremos "as mãos na massa" e veremos como um sistema de BI com o Pentaho pode ajudá-lo a analisar um grande volume de dados oriundos de diversas fontes, reduzir custos, aumentar as vendas, rever suas práticas de negócios, planejar novas estratégias baseadas em seus indicadores atuais, conquistar novos clientes e novos mercados, realizar um acompanhamento diário, semanal e mensal de seus indicadores chaves de desempenho."

Quer ser livre? Aprenda mais sobre Business Intelligence utilizando Software Livre na Campus Party 2011.



Plataforma de Voz/Vídeo em Software Livre? Conheça o Jingle Nodes!

4 de Janeiro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 22 comentários

Seguindo a nossa série de posts sobre o que vai acontecer na Área de Software Livre da CP2011, veja o que Thiago Camargo, desenvolvedor do Jingle Nodes, tem a dizer sobre suas atividades:

"O Projeto Jingle Nodes (Telefonia P2P) será apresentado na Campus Party Brasil em carácter especial, além de uma palestra abordando os ideais do projeto, ocorrerá também três oficinas:

  • Instalando uma Plataforma de Mensagem, Presença, Voz e Vídeo: Passo a passo como instalar e configurar seu próprio servidor utilizando Software Livre;
  • Como customizar seu próprio cliente VoIP: Passo a posso como modificar um cliente VoIP para atender as suas necessidades pessoais ou de sua empresa;
  • Como construir um cliente VoIP do Rascunho:Codificando um cliente VoIP utilizando APIs e ferramentas livres.

"Participe e descubra como é fácil montar sua própria plataforma de voz/vídeo de alta qualidade com apenas alguns cliques. Com a onda de censura que a Internet vem sofrendo especialmente nas plataformas de comunicação como provedores VoIP, Skype, WikiLeaks, etc. Torna-se cada vez mais importante para empresas e usuários, terem autonomia na maneira e nos meios de se comunicar.

"O projeto Jingle Nodes tem intenção de demonstrar que a liberdade nas comunicações além de possível, é extremaste fácil e acessível a qualquer usuário de internet através de redes P2P, a mesma tecnologia que sustenta o sistema de transferência de arquivos BitTorrent e o que viabiliza sites como o WikiLeaks existirem."

E então? Quer surfar essa onda de comunicação P2P e plataformas Voz/Vídeo? Venha para a Área de Software Livre da CP2011. Nos vemos lá!



"Comunidades": Saiba mais sobre o modelo que levou o Software Livre ao estado atual

29 de Dezembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Henrique Bastos entrega o jogo na Campus Party e fala mais sobre o modelo de comunidades a partir da experiência prática. Veja o que o aguarda na atividade apresentada por ele:

"Janeiro começará animado com a terceira edição da Campus Party. Será minha primeira participação no evento, e por todos os depoimentos que já ouvi da turma que compareceu nos últimos anos, as expectativas são muitas.

"Em 2011, a Campus Party contará com uma forte presença da comunidade de software livre. Muitas atividades estão na agenda, incluindo oficinas e palestras. Eu contribuirei apresentando a palestra "Empreendendo Comunidades de Sucesso" que fala sobre os desafios e as lições aprendidas no desenvolvimento da comunidade de software do Rio de Janeiro. Esta é uma palestra que fala bastante sobre dinâmicas sociais e comportamento colaborativo. Pela diversidade de público que espero encontrar na CP 2011, acredito que será possível levantar boas discussões.

"Aliás, diversidade é a palavra de ordem da Campus Party. Estou ansioso para conhecer pessoas com gostos, aptidões, perfis e culturas diferentes. É experimentando ambientes com alta diversidade que podemos perceber as tendências. Certamente a Campus Party 2011 será uma ótima oportunidade para ter uma pequena noção de como a tecnologia continuará impactando nossas vidas."

É isso aí Henrique! A comunidade da Área SL te aguarda... Nos vemos lá!



Controle total sobre Rede Social? Com Software Livre é possível! Apresentando o Noosfero

27 de Dezembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 1Um comentário

Quer uma prévia do que ocorrerá na Área de Software Livre da Campus Party 2011? A seguir a visão de um dos nossos palestrantes e oficineiros, Antonio Soares Terceiro:

"Noosfero é uma plataforma livre para redes sociais. Com o Noosfero, você pode criar uma rede social personalizada com total liberdade sobre a identidade visual, conteúdo, funcionalidades. Você pode ainda hospedar a sua rede social num servidor de sua escolha, sem depender de fornecedores específicos e tendo controle total sobre o seu site.

"O Noosfero, cuja versão 0.27.0 foi lançada recentemente, já viabilizou desde a sua criação diversas redes sociais. Alguns exemplos são: #dilmanarede, a rede social da campanha da presidente eleita Dilma Roussef; Software Livre Brasil, o ponto de encontro da comunidade brasileira do software livre; Cirandas, a rede de potencialização dos empreendimentos de economia solidária do Brasil; Fora do Eixo, uma rede nacional de produtores culturais, entre outras.

"O projeto Noosfero vai estar presente na área de software livre da Campus Party 2011 com 2 atividades, ambas no dia 20/01. Teremos uma palestra, onde será feita uma introdução ao Noosfero, suas funcionalidades, possibilidade de personalização e infra-estrutura. Em seguida, os interessados poderão participar de uma oficina, onde os temas apresentados na palesta poderão ser postos em prática. Durante a oficina, será lançado o pacote Debian do Noosfero, uma forma muito mais prática de instalar e manter o Noosfero num servidor Debian."

Interessou? Quer ser o novo Mark Zuckerberg? Te esperamos na Área Software Livre da Campus Party.



Reta Final da Organização da Área

8 de Dezembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

A Área de Software Livre da Campus Party 2011 está bastante rica de conteúdo. Entramos na "reta final" da organização, com o fechamento das propostas de atividade aprovadas e com a construção da Grade. Para quem quer ter um "preview" do que vai acontecer, sugiro que dê uma olhada na nossa grade preliminar (lembrete: preliminar significa que os horários e atividades podem mudar - em breve sai a definitiva).

Uma das novidades interessantes é a montagem de uma LAN-House com software livre. Isso mesmo! Se você achava que somente de "coisas sérias" vivem os aficcionados por Software Livre, fique sabendo que, nas horas de folga, muitos também jogam em rede. Obviamente, qualquer um pode acompanhar o processo de montagem da LAN-House, que (depois de montada) vai funcionar o tempo todo, oferecendo um escape dos "assuntos sérios" que dominam o Palco e as Bancadas de oficinas.

Não poderia deixar de mencionar o espaço reservado para atividades auto-gestionadas, lightening talks e afins. Com essa reserva, cumprimos nosso papel de oferecer o espaço para que a comunidade faça aquilo que sabe fazer melhor, do seu próprio jeito. Algumas das coisas mais interessantes que já vi em eventos de Software Livre mundo afora ocorreram justamente nesses espaços...

Um passarinho me contou que o Maddog vai participar da Festa de Assinatura de Chaves! Eu vou gostar de ter no meu chaveiro uma assinatura do Cachorro Louco. E você?



Festa de Assinatura de Chaves OpenPGP

16 de Novembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Visando reforçar a Rede de Confiança, durante o penúltimo dia da Campus Party Brasil 2011 ocorrerá uma festa de assinatura de chaves OpenPGP. A festa seguirá o Protocolo Zimmermann-Sassaman ou sua variante projetada visando máxima agilidade. Para participar, resumidamente, você deve:

  • Enviar sua chave para o servidor ksp.softwarelivre.org até o dia 15-Jan-2011 às 22:00 (Obs.: este servidor aceita apenas envio):
bash$ gpg --keyserver ksp.softwarelivre.org --send-keys KeyID
gpg: sending key KeyID to hkp server ksp.softwarelivre.org
bash$
  • Verificar se a chave entrou no servidor tentando enviá-la novamente (você deve receber um erro do tipo 409):
  • bash$ gpg --keyserver ksp.softwarelivre.org --send-keys KeyID
    gpg: sending key KeyID to hkp server ksp.softwarelivre.org
    gpgkeys: HTTP post error 22: url returned error 409
    gpg: keyserver internal error
    gpg: keyserver send failed: keyserver error
    bash$
  • Aguardar a divulgação da lista de chaves participantes com os hashs aqui.
  • Imprimir a lista e computar você mesmo seus hashs, marcando no local apropriado caso confiram.
  • Levar para a festa dois documentos de identidade com foto (pelo menos um deles emitido por entidade governamental), uma cópia da fingerprint da sua chave, a lista que você mesmo deve ter impresso e uma caneta.
  • Chaves antigas

    Essa será uma festa genérica. Para tanto, chaves antigas (DSA 1024, com SHA-1) serão aceitas sem problemas. No entanto recomendamos fortemente que chaves novas, mais fortes, sejam geradas, aproveitando o potencial da festa para melhorar a infra-estrutura da Rede de Confiança.

    Se você possui chaves antigas, por favor, considere realizar os passos necessários para substituí-la por chaves mais fortes. Se você não possui chaves OpenPGP ainda e pretende gerar um par para participar dessa festa, aproveite para gerar chaves fortes (pelo menos RSA 2048, SHA256 - veja Key Length Site para discussão sobre o tamanho das chaves)... A referência anterior mostra como configurar o GnuPG para gerar chaves assim (veja aqui um Mini-Howto sobre o assunto).

    Maiores informações

    Não sabe o que é chave OpenPGP? Dê uma olhada no FAQ e participe de mais essa atividade na Campus Party.



    Comemorando os 20 anos do kernel Linux, Jon 'Maddog' Hall vem para a Campus Party 2011

    14 de Outubro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

    Penguin_sorcerer_250Nem parece que faz tanto tempo, mas foi em 1991 que um finlandês chamado Linus Torvalds convocou todos os que estivessem sem "projeto em mãos e deseja[ssem] trabalhar num S.O. que possa[m] modificar de acordo com as suas necessidades". O resultado desse chamado foi o kernel Linux.

    O ano de 2011 marca os 20 anos do projeto e a Campus Party é o primeiro evento do ano (de que eu tenho notícia) a comemorar essa marca. Juntando-se às comemorações alguém que dispensa apresentações - Jon 'Maddog' Hall - acaba de confirmar a presença.

    Junte-se a Maddog na comemoração dessas duas décadas de Linux! Nos vemos na Campus Party.



    Área de Software Livre da Campus Party - uma experiência comunitária

    29 de Setembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

    "O Software Livre é uma revolução". Hoje essa afirmação não é mais causa de narizes retorcidos ou caras feias, mas não era assim há algum tempo. Os proponentes do Software Livre já foram chamados de "evangelizadores", como se precisassem catequisar alguém sobre sua filosofia. Felizmente evoluimos muito... mas há muito mais a ser feito.

    O Software Livre não é mais do que a expressão da Cultura Livre no domínio da Tecnologia da Informação. Outros domínios também passaram e passam por essa revolução: veja como ficou o jornalismo depois dos blogs, ou os trabalhos escolares depois da Wikipedia :-). Se a expressão dessa revolução chegou primeiro na Tecnologia da Informação através do Software Livre, grande parte disso se deve à disponibilidade das ferramentas e à evolução da Internet.

    Essas ferramentas tomam a forma de um Bazar, um lugar dinâmico, interativo em que as pessoas tem a oportunidade de participar e trocar informações.

    A Campus Party, por sua vez é um grande encontro de entusiastas das tecnologias em torno da Internet. É um ambiente diferente dos eventos tradicionais da comunidade Software Livre - no FISL, Consegi ou Latinoware, por exemplo, essa comunidade é a comunidade; na Campus Party, é mais uma comunidade.

    Longe de ser um problema, esse é exatamente o ambiente em que a comunidade deve se fazer mais presente! Foi pensando em levar o ambiente do nosso "Bazar" para dentro da Campus Party que as ferramentas mais variadas foram disponibilizadas:

    • Comunidade na rede social SoftwareLivre.Org - visite-nos e nos adicione ao seu perfil.
    • Blog com as notícias mais quentes da organização da Área - assine nosso feed
    • Canal de IRC na tradicional rede FreeNode - e nosso simpático Paco-bot (inspirado no nosso anfitrião, Paco Ragageles, o idealizador da Campus Party), com os logs disponíveis online.
    • Identi.ca - veja nossos dents!
    • Twitter - ok, não é exatamente uma ferramenta Software Livre, por isso apenas recebe os dents do Identi.ca.
    • Wiki - nosso pequeno cantinho do Commons
    • Lista de Discussão - aha! Você achou que estávamos esquecendo?


    Venha fazer parte desse "Bazar". Dê sua sugestão! Veja como pode ajudar! Mobilize-se e venha para a Campus Party. Muitas oficinas, palestras e atividades contínuas esperam por você na Área de Software Livre. E, quem sabe, talvez até você mesmo esteja à frente de alguma!

    Happy Hacking.



    Tags deste artigo: campus party campux software livre evento linux open source