Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Área de Software Livre da Campus Party BrasilCampus Party Brasil

Divulgação

Latinoware 2018

fb.com/SLCampusParty

Nossa Rede

Edições anterioress

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Blog da Área de Software Livre da Campus Party

7 de Dezembro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Palestra: A melhor privacidade de e-mail possível para uma Internet quebrada

22 de Janeiro de 2015, 13:42, por Paulo Santana - 0sem comentários ainda

PALESTRA: A melhor privacidade de e-mail possível para uma Internet quebrada

DESCRIÇÃO:

A coragem de Snowden em revelar que a Internet não é vista como um bem público abriu nossos olhos. Um exemplo claro é a espionagem e uso de dados dos nossos emails para fins de dominação política, econômica e cultural. Nossos emails estão em servidores centralizados, armazenados em texto plano, facilmente forjáveis e trafegam na rede, na maioria das vezes, sem utilizar transporte seguro. Assim fica fácil pra NSA, não?

Nesta palestra vamos explorar as falhas atuais da infraestrutura de email e apresentar soluções baseadas em descentralização e criptografia (PGP - Pretty Good Privacy) que podem nos ajudar a resolver o problema da vigilância em massa que Snowden nos apresentou. Também iremos apresentar alguns projetos de código aberto que tentam solucionar os problemas apresentados e dar dicas de como você pode contribuir.

PALESTRANTE(S):

Robson "Duda" Dornelles: Formado em Ciências da Computação pela UFPel, Robson "Duda" Dornelles começou trabalhando com desenvolvimento de circuitos integrados (com mais de 25 papers publicados durante a graduação), movendo para o desenvolvimento em Java quando entrou na ThoughtWorks há 5 anos. Hoje atua como Líder Técnico em projetos, focando em Entrega Contínua, DevOps e software de qualidade, tanto no backend quanto no frontend.

Lourenço Piuma Soares: MBA pela UFRGS e atua como analista e consultor, ajudando equipes à utilizar a tecnologia para gerar melhoria contínua em sistemas e processos. Entusiasta de Métodos Ágeis, adora ajudar os outros a aprender, inovar e eliminar desperdício. Na ThoughtWorks, ajuda organizações a identificar qual a próxima coisa mais importante a fazer, simplificar processos complicados e foi parte de times que descobriram maneiras bem sucedidas de entregar projetos distribuídos.

Agenda: 07/02/2015 (Sábado) - 14h30 às 15h20

http://campuse.ro/events/campus-party-brasil-2015/talk/a-melhor-privacidade-de-e-mail-possivel-para-uma-internet-quebrada-cpbr8

https://www.youtube.com/watch?v=Mz6Xr0_ShGE

 



Palestra: Explorando os recursos do Elastix - o PBX IP de código livre mais famoso do mercado

22 de Janeiro de 2015, 13:38, por Paulo Santana - 0sem comentários ainda

PALESTRA: Explorando os recursos do Elastix - o PBX IP de código livre mais famoso do mercado

DESCRIÇÃO:

Atualmente Elastix é a melhor distribuição do Asterisk e tem sido muito utilizado devido a facilidade na instalação e configuração. Esta palestra tem o objetivo de mostrar as características e recursos do Elastix/Asterisk, os cuidados que precisamos ter para as ligações funcionarem com qualidade, a facilidade da configuração da interface gráfica, as aplicações e exemplos de utilização, proporcionando uma grande economia nas ligações telefônicas, além de muitos recursos avançados. Com a interface gráfica, qualquer pessoa pode facilmente criar ramais, grupos, troncos, rotas de entrada e saída, regras de discagem, permissões, interligação entre 2 ou mais servidores elastix, além de diversos outros recursos como gerenciamento de filas, URA (Unidade de Resposta Audível), Call Back, siga-me, conferências, gerenciamento de fax, rotas de menor custo, tarifação das ligações, call center, etc

PALESTRANTE(S):

Alberto Mitsuo Sato: Engenheiro de Eletrônica e Telecomunicações (CEFET-PR 88), com certificado da Cisco CCNP (Cisco Certified Network Professional), tendo atuado por 11 anos na Telepar / BrasilTelecom nas áreas de telecomunicações, suporte a desenvolvimento de sistemas, gerenciamento da Rede Corporativa e implantação do gerenciamento de Sistemas de Supervisão e Controle do Backbone Internet e Rede de dados (Rede Determinística, Frame-relay e ATM). Com mais de 10 anos de experiência com VoIP e Asterisk, atualmente é um dos sócios e Diretor Técnico da empresa Innovus de Volta Redonda, empresa que atua na área de produtos e serviços de VoIP e Asterisk, com diversos projetos e desenvolvimentos na área, incluindo o produto PBX IP NetPBX e o software de tarifação para Provedores VoIP, o NetPBX Billing System, além de treinamentos e realização de eventos. Como instrutor, já ministrou diversos cursos nas áreas de informática e redes, incluindo cursos de roteadores Cisco. Também já ministrou centenas de cursos de VoIP, Asterisk e Elastix pela Innovus, com mais de 1.800 alunos formados no Brasil, Portugal e Angola, além de realizar diversas palestras técnicas e workshops do mesmo assunto em diversos países. Idealizador do maior Portal de VoIP do Brasil, o VoIPCenter e também do Portal Asterisk on Line, além de um dos principais eventos de VoIP e Asterisk do Brasil, o Encontro VoIPCenter. Atualmente administra o Portal do ElastixBrasil, onde a lista de discussão tem mais de 1200 membros e no Facebook mais de 13.000 seguidores. Com Certificado ECE – Elastix Certified Engineer, obtido em maio de 2009 em Barcelona.

Agenda: 07/02/2015 (Sábado) - 11h45 às 12h45

http://campuse.ro/events/campus-party-brasil-2015/talk/oficina-explorando-os-recursos-do-elastix-o-pbx-ip-de-codigo-livre-mais-famoso-do-mercado-cpbr8

https://www.youtube.com/watch?v=10Ic0_a0l4E

 



Palestra: A tecnologia que libertou o céu e a terra

22 de Janeiro de 2015, 13:35, por Paulo Santana - 0sem comentários ainda

Palestra: A tecnologia que libertou o céu e a terra

DESCRIÇÃO:

Houve os cavaleiros que lutaram para defender a terra, e os nerds que desenvolveram softwares livres para a libertar e entender o céu. Estes softwares tem ajudado a mapear e entender o céu, incluindo seus astros e a influencia que exercem em nossa vida. Neste painel, vamos falar sobre os principais softwares livres utilizados no campo da Astronomia, Astrologia, e da sua relevância no setor Espacial e Astrofísica. Serão apresentados cases e simulações, com um tópico especial sobre Céu e Água. Prepare-se para elevar o Cosmo!!

PALESTRANTES:

Karen Oswald: Administradora de empresas, especilista em Gestão de Serviços. Musicista, empreendedora, voluntária e escritora aprendiz. Atuando em Gerenciamento de Projetos, Serviços e Processos no segmento de Tecnologia da Informação e Telecomunicações. Instrutora de gestão projetos, gestão de serviços de TI (ITIL, PMI, Scrum, ISO 20000, ISO 27000, BPM). Militante do pensamento livre e das atitudes criativas. Curiosa e Evangelista do que parece impossível. Sempre lhe disseram que assistir Cavaleiros do Zodiaco não lhe ajudaria em nada, mas a curiosidade e a ciência mostraram que sim.

Luiz Henrique Rauber Rodrigues: Professor no bacharelado em Ciência da Computação da URI Campus Santiago. Já palestrou em eventos como Campus Party/ FISL/ Latinoware/ Solisc e inúmeros regionais. Ajudou na coordenação de eventos como TDC/ Tchelinux/ Flisol/ DebianDay. Fundador do LaboratorioHacker.org. Da equipe de Coordenação do GUGP e GU-Mobile ambos pela Sucesu-RS. Membro Grupo Tchelinux.org. Sócio do Lions Club Santiago Centro e ainda pretende fazer sua própria cerveja

AGENDA: 04/02/2015 (Quarta-Feira) - 16h30 às 17h30

http://campuse.ro/events/campus-party-brasil-2015/talk/a-tecnologia-que-libertou-o-ceu-e-a-terra/

https://www.youtube.com/watch?v=3C2UfkeX_Ko

 

 




Palestra: GNU/Linux - Não é mais 1984 (ou 1969)

22 de Janeiro de 2015, 13:26, por Paulo Santana - 0sem comentários ainda

Palestra: GNU/Linux - Não é mais 1984 (ou 1969)

DESCRIÇÃO:

O projeto GNU está entre nós desde 1984 e o sistema operacional UNIX* desde 1969.

Em 1969 o PDP-11 foi o fator decisivo na criação do UNIX* com sua CPU de core único, 64/128 KB espaços de endereçamentos e seus (magrinhos) 4MB de memoria RAM.

Em 1984 o projeto GNU estava apenas começando e seu compilador era freqüentemente 20% ou 30% menos eficiente do que os outros compiladores. A CPU e a arquitetura do sistema eram muito mais simples do que as atuais máquinas multi-core e multi-pipeline, onde os computadores freqüentemente calculavam os resultados que depois eram "jogados fora" em nome da velocidade da computação. Os novos tipos de processadores são práticos, derivados de GPUs FPGAs, porém os nossos softwares estão tirando vantagens deles?

A eficiência dos algoritmos muda assim como os tamanho de endereços aumenta, e a perfomance não é mais medida pelo quão rápido o seu programa termina, mas também pode-se considerar quanto tempo a bateria dura ou quanta energia ou resfriamento o seu conjunto de servidores precisa.

Esta palestra discutirá estas mudanças ao longo do tempo, e mostrará que talvez já seja a hora de uma grande revisão do código GNU/Linux para entrar no século XXI sem perder sua flexibilidade, portabilidade e a vantagem de "ser GNU/Linux".

Ela também discutirá um concurso para a otimização de software que está sendo patrocinado pela Linaro, em associação com fabricantes ARM.  Você deve assistir a esta palestra, se você pretende participar dos workshops.

PALESTRANTE:

Jon Maddog Hall: Diretor Executivo da Linux International. O apelido lhe foi dados por seus alunos na Hartford State Technical College, onde ele era Chefe do Departamento de Ciência da Computação. Jon trabalha com informática desde 1969, trabalhou para a Western Electric Corporation, Aetna Life and Casualty, Bell Laboratories, Digital Equipment Corporation, VA Linux Systems, e SGI. Atualmente, ele é o CTO e embaixador da Koolu. Seu interesse por Linux surgiu na época em que trabalhava na Digital e foi fundamental para conseguir equipamentos e recursos para que Linus Torvalds pudesse completar seu primeiro porte, uma versão do Linux para a plataforma Alpha da Digital. Ele é reconhecido na comunidade de desenvolvedores e uma figura respeitada no movimento do software livre. No UK Linux and Open Source Awards 2006 ele recebeu um Prêmio de Reconhecimento para Toda a Vida por seus serviços à comunidade de Código Fonte Aberto. Hall possui mestrado em Ciência da Computação pelo Rensselaer Polytechnic Institute (1977) e um Bacharelado em Comércio e Engenharia pela Drexel University (1973).de TI.

AGENDA: 04/02/2015 (Quarta-Feira) - 10h35 às 11h30




Eventos de Software Livre em 2015

12 de Janeiro de 2015, 12:39, por Paulo Santana - 0sem comentários ainda

Eventos de Software Livre em 2015

JANEIRO

HFD 2015 - Hardware Freedom Day
17 de janeiro de 2015

Várias cidades
http://www.hfday.org

 

FEVEREIRO

Campus Party Brasil 2015 - CPBR8
03 a 08 de fevereiro de 2015
São Paulo - SP
http://www.campus-party.com.br

Open Data Day
21 de fevereiro de 2015

Várias cidades
http://opendataday.org

 

MARÇO

Tropical Ruby 2015
05 a 08 de março de 2015
Porto de Galinhas - PE
http://tropicalrb.com

Open Education Week
09 a 13 de março de 2015

Várias cidades
http://www.openeducationweek.org

Joomla Day Ribeirão Preto
20 e 21 de março de 2015

Ribeirão Preto - SP
http://joomladaysp.com.br/2015

EFD 2015 - Education Freedom Day
21 de março de 2015

Várias cidades
http://www.educationfreedomday.org

IV Encontro Catarinense de LibreOffice
21 de março de 2015

Chapecó - SC
http://www.oesc-livre.org/libreoffice

DFD 2015 - Document Freedom Day
25 de março de 2015

Várias cidades
http://documentfreedom.org

Arduino Day
28 de março de 2015

Várias cidades
http://day.arduino.cc

 

ABRIL

IX Solisc - Congresso Catarinense de Software Livre
17 e 18 de abril de 2015

Florianópolis - SC
http://www.solisc.org.br

FLISOL 2015 - Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre
25 de abril de 2015

Várias cidades
http://www.flisol.info

Consoline - Congresso de Software Livre do Nordeste
25 de abril de 2015
Recife - PE
http://www.softwarelivrene.org

10º Moodle Moot Brasil
29 e 30 de abril de 2015
São Paulo - SP
http://www.moodlebrasil.org/course/view.php?id=5

MAIO

Scratch Day
09 de maio de 2015

Várias cidades
http://day.scratch.mit.edu

PentahoDay 2015
15 e 16 de maio de 2015

Curitiba - PR
http://www.pentahobrasil.com.br/eventos/pentahoday2015

III Python Nordeste
15 e 16 de maio de 2015

Natal - RN
http://2015.pythonnordeste.org

CFD 2015 - Culture Freedom Day
16 de maio de 2015
Várias cidades
http://www.culturefreedomday.org

Exportec 2015
27 a 30 de maio de 2015
João Pessoa - PB
http://www.expotec.org.br

2º Encontro Python Vale
30 de maio de 2015

São José dos Campos - SP
http://pythonvale.com.br

 

JUNHO

LaKademy 2015 - 3º Encontro LatinoAmericano dos Colaboradores do KDE
03 a 06 de Junho de 2015

Salvador - BA
http://br.k​de.o​rg

II ESL – Encontro de Software Livre
13 de junho de 2015

Gama - DF
https://doity.com.br/ii-encontro-software-livre

WordCamp Belo Horizonte
13 de junho de 2015

Belo Horizonte - MG
http://belohorizonte.wordcamp.org/2015

RuPy Campinas 2015
20 de junho de 2015
Campinas - SP
http://campinas.rupy.com.br

Workshop gratuito de programação para mulheres - Django Girls de Niterói
20 de junho de 2015
Niterói - RJ
https://djangogirls.org/niteroi

BHack Conference
20 e 21 de junho de 2015

Belo Horizonte - MG
http://www.bhack.com.br

DrupalCamp São Paulo 2015
26 e 27 de junho de 2015

São Paulo - SP
http://saopaulo.drupalcamp.com.br/2015

JULHO

16º FISL - Fórum Internacional de Software Livre
08 a 11 de julho de 2015
Porto Alegre - RS
http://www.fisl.org.br

Campus Party Recife 2015
23 a 26 de julho de 2015
Recife - PE
http://recife.campus-party.org/2015

AGOSTO

JoomlaDay São Paulo
01 de agosto de 2015

São Paulo - SP
http://jdaysp.com.br

PGDay Campinas 2015
07 de agosto de 2015
Campinas - SP
http://pgdaycampinas.com.br

1º Tech Day do GURU-PR
08 de agosto de 2015

Curitiba - PR
http://www.gurupr.org/eventos/1-tech-day-do-guru-pr

Debian Day ou Dia do Debian
16 (ou 15) de agosto de 2015

Várias cidades
https://wiki.debian.org/DebianDay/2015

Seminário de Tecnologia em Software Livre TchêLinux
22 de agosto de 2015
Novo Hamburgo  - RS
http://nh.tchelinux.org

1º Seminário PHP Curitiba
25 de agosto de 2015
Curitiba - PR
http://phpparanaconference.blogspot.com.br/2015/08/1-seminario-php-curitiba.html

2º Python Day Santa Maria
29 de agosto de 2015

Santa Maria - RS
http://pysm.github.io

 

SETEMBRO

Joomla Day Brasil 2015
04 a 06 de setembro de 2015

Brasília - DF
http://joomladaybrasil.org/2015

III Encontro Nacional de Mulheres na Tecnologia
11 e 12 de setembro de 2015

Goiânia - GO
http://mulheresnatecnologia.org/encontro2015

Rails Girls Recife
11 e 12 de setembro de 2015
Recife - PE
http://railsgirls.com/recife2015

Rails Girls Belo Horizonte
11 e 12 de setembro de 2015
Belo Horizonte - MG
http://railsgirls.com/belohorizonte2015

Seminário de Tecnologia em Software Livre TchêLinux
12 de setembro de 2015
Caxias do Sul
http://caxias.tchelinux.org

VII FTSL - Fórum de Tecnologia em Software Livre
16 a 18 de setembro de 2015

Curitiba - PR
http://www.ftsl.org.br

PgDay Curitiba
18 de setembro de 2015

Curitiba - PR
http://pgdaycuritiba.blogspot.com.br

RubyConf Brasil 2015
18 e 19 de setembro de 2015
São Paulo - SP
http://www.rubyconf.com.br

SFD 2015 - Software Freedom Day
19 de setembro de 2015

Várias cidades
http://softwarefreedomday.org

11º Fórum Espírito Livre
24 e 25 de setembro de 2015
Santa Teresa - ES
http://forum.espiritolivre.org/11ed

Rails Girls Porto Alegre
25 e 26 de setembro de 2015
Porto Alegre - RS
http://railsgirls.com/portoalegre

 

OUTUBRO

VII Maratona de Software Livre
02 de outubro de 2015

Volta Redonda - RJ
https://doity.com.br/vii-maratona-de-software-livre-de-volta-redonda

Rails Girls Maceió
02 e 03 de outubro de 2015
Maceió - AL
http://railsgirls.com/maceio

Festa de 30 anos da Free Software Foudation
03 de outubro de 2015
Várias cidades
https://libreplanet.org/wiki/FSF30_Party_Network

PHPest - Conferência de PHP do Nordeste
03 e 04 de outubro de 2015

João Pessoa - PB
http://phpeste.net

XII Latinoware - Conferência Latino-americana de Software Livre
14 a 16 de outubro de 2015
Foz do Iguaçu - PR
http://www.latinoware.org

3º Café com Software Livre
24 de outubro de 2015
Indaial - SC
http://blusol.org

WordCamp Porto Alegre 2015
31 de outubro de 2015

Porto Alegre - RS
https://portoalegre.wordcamp.org/2015

NOVEMBRO

Rails Girls Salvador - 3ª edição
06 e 07 de novembro de 2015

Salvador - BA
http://railsgirls.com/salvador201511

III Encontro Nacional do LibreOffice
06 e 07 de novembro de 2015

São José - SC
http://encontro.libreoffice.org

DrupalDay Porto Alegre 2015
07 de novembro de 2015

Porto Alegre - RS
http://www.drupaldaypoa.com.br

Workshop gratuito de programação para mulheres - Django Girls de São José dos Campos
07 e 08 de novembro de 2015

São José dos Campos - SP
https://djangogirls.org/saojosedoscampos

PythonBrasil[11]
07 a 11 de novembro de 2015

São José dos Campos - SP
http://pythonbrasil.github.io/pythonbrasil11-site

Semana do Linux - 1° Congresso online e gratuito de GNU/LINUX e tecnologias livres
09 a 14 de novembro de 2015

http://www.semanadolinux.com.br

Workshop gratuito de programação para mulheres - Django Girls de Curitiba
14 de novembro de 2015
Curitiba - PR
https://djangogirls.org/curitiba

Workshop gratuito de programação para mulheres - Django Girls de Maringá
14 de novembro de 2015

Maringá - PR
https://djangogirls.org/maringa

PHP com Rapadura in Pentecoste
14 de novembro de 2015

Pentecoste - CE
http://www.eventick.com.br/php-com-rapadura-in-pentecoste

Fórum de Software Livre de São Paulo
14 de novembro de 2015

São Paulo - SP
https://www.sympla.com.br/forum-de-software-livre-de-sao-paulo__48228

Seminário de Tecnologia em Software Livre TchêLinux
14 de novembro de 2015
Pelotas - RS
http://tchelinuxpelotas.com

PGBR 2015 - Conferência PostgreSQL
18 a 20 de novembro de 2015

Porto Alegre - RS
http://pgbr.postgresql.org.br/2015

Consoline - Congresso de Software Livre do Nordeste
21 de novembro de 2015

Recife - PE
http://www.softwarelivrene.org

Rails Girls São Paulo
27 e 28 de novembro de 2015

São Paulo - SP
http://railsgirls.com/saopaulo2015

WordCamp São Paulo
28 de novembro de 2015

São Paulo - SP
https://saopaulo.wordcamp.org/2015

Seminário de Tecnologia em Software Livre TchêLinux
28 de novembro de 2015

Porto Alegre - RS
http://poa.tchelinux.org

 

DEZEMBRO

 

10ª PHP Conference Brasil
02 e 06 de dezembro de 2015

Osasco - SP
http://www.phpconference.com.br

XII FGSL - Fórum Goiano de Software Livre
04 e 05 de dezembro de 2015

Goiânia - GO
http://fgsl.net

3° Teresina Hack Day
05 de dezembro de 2015

Teresina - PI
http://teresinahc.org/hackday

Rails Girls Rio de Janeiro
12 de dezembro de 2015

Rio de Janeiro - RJ
http://railsgirls.com/riodejaneiro

Anos anteriores

 



PALESTRA: Chega de Unity3D! Alternativas de Software Livre para o desenvolvimento de jogos

13 de Novembro de 2014, 20:33, por Jocemar do Nascimento

PALESTRA: Chega de Unity3D! Alternativas de Software Livre para o desenvolvimento de jogos

DESCRIÇÃO:

Atualmente o cenário brasileiro de desenvolvimento de jogos é dominado pela Unity3D. Apesar da boa qualidade dessa ferramenta, seu código é fechado e não há suporte a desenvolver em ambiente Linux. Até pouco tempo atrás, não existiam alternativas, mas isso mudou. Nessa apresentação, construiremos pequenos protótipos de jogos usando as ferramentas livres Godot, Maratis e Polycode, que permitem desenvolver jogos em Linux de maneira produtiva, além de serem multiplataforma.

PALESTRANTE(S):

Vinícius Kiwi Daros: Cursando mestrado e graduado em Ciência da Computação no Instituto de Matemática e estatística da USP (IME-USP). Pesquisa o uso de machine learning no jogo TORCS, simulador de corridas open-source. Membro fundador do grupo USPGameDev, gamer e entusiasta do mundo Linux. Já trabalhou na IBM Research BR e fez iniciação científica sobre métricas de código fonte de projetos de Software Livre.

Wilson Kazuo Mizutani: Mestrando em Computação no Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME-USP). Desenvolvedor-fundador no USPGameDev. Colaborador do CCSL do IME-USP. Trabalhou na organização do V e do VI Encontro do BCC. Foi o organizador da II Semana de Software Livre da USP. Trabalhou como professor de cursos extracurriculares no Programa Ensinar com Pesquisa da USP. Orincipais projetos desenvolvidos Horus Eye, UGDK e Projeto Ouroboros.

Agenda: 04/02/2015 (Quarta-Feira) - 18h30 às 19h30

http://campuse.ro/events/campus-party-brasil-2015/talk/chega-de-unity3d-alternativas-de-software-livre-para-o-desenvolvimento-de-jogos-cpbr8

https://www.youtube.com/watch?v=_82QW29w_u8

 

 



PALESTRA: Onde e como o Software Livre ganha de lavada o Windows e a Microsoft DESCRIÇÃO: Palestra não-técnica que mostra com fatos onde o software l

13 de Novembro de 2014, 17:31, por Jocemar do Nascimento - 0sem comentários ainda

PALESTRA: Onde e como o Software Livre ganha de lavada o Windows e a Microsoft

DESCRIÇÃO:

Palestra não-técnica que mostra com fatos onde o software livre ganha o windows e a microsoft. Atualmente, o windows está na maioria dos computadores desktops do mundo, mas existe uma realidade que é desconhecida por muitos usuários do mundo: O fato de software livre e kernel linux e freebsd estarem dominando no mundo dos smartphones(android/Linux e iOS/FreeBSD+Mach), servidores e até em videogames grandes como o Playstation (FreeBSD). Demonstrar com fatos que não é em todo lugar que o windows ganha.

PALESTRANTE(S):

Wellton Costa de Oliveira: Professor de Desenvolvimento Web na UTFPR câmpus Francisco Beltrão, doutorando em inteligência artificial pela UTFPR câmpus Curitiba e um dos organizadores do FLISOL Francisco Beltrão. Já palestrou no FISL e FTSL. Entusiasta Software Livre e internet das coisas.

Agenda: 07/02/2015 (Sábado) - 16h30 às 17h20

http://campuse.ro/events/campus-party-brasil-2015/talk/onde-e-como-o-software-livre-ganha-de-lavada-o-windows-e-a-microsoft-cpbr8

https://www.youtube.com/watch?v=IpDmI0fxiGI

 



PALESTRA: Interoperabilidade Entre os Padrões ODF e OOXML

13 de Novembro de 2014, 17:28, por Jocemar do Nascimento - 0sem comentários ainda

PALESTRA: Interoperabilidade Entre os Padrões ODF e OOXML

DESCRIÇÃO:

Nessa palestra, que foi o tema de um trabalho de especialização, será apresentada as semelhanças e diferenças entre os padrões ODF e OOXML. Quais são as vantagens em adotar o ODF em relação ao padrão OOXML.

PALESTRANTE(S):

Klaibson Natal Ribeiro Borges: Pós-graduando em Educação Profissional e Tecnológica, pelo CETIQT/Senai; Formado em Administração de Empresas, Unisul, em 2005; Coordenador e Professor no Senai/SC, Unidade São José; Trabalhou em diversas escolas profissionalizantes; Autor do ebook LibreOffice Para Leigos e co-autor do ebook LibreOffice Calc Avançado; Membro da Associação Solisc; Membro da Comunidade LibreOffice Brasil; Membro da The Document Foundation (TDF).

Agenda: 07/02/2015 (Sábado) - 15h30 às 16h20

http://campuse.ro/events/campus-party-brasil-2015/talk/interoperabilidade-entre-os-padroes-odf-e-ooxml-cpbr8

https://www.youtube.com/watch?v=4GGj4u9ytGY

 



PAINEL: Startup Livre e a cadeia produtiva do Software Livre

13 de Novembro de 2014, 17:27, por Jocemar do Nascimento - 0sem comentários ainda

PAINEL: Startup Livre e a cadeia produtiva do Software Livre

PALESTRANTE(S):

Nick Vidal: Ativista de software livre há 15 anos. Atualmente trabalha como representante da Open Invention Network na América Latina, promovendo o Linux como uma plataforma aberta de inovação e colaboração. É membro fundador da Associação Drupal Brasil, tendo participado de eventos como o FISL, Latinoware e Consegi para apresentar este poderoso sistema de gerenciamento de conteúdo. É formado em Engenharia da Computação pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande Sul) e realizou graduação sanduíche na ENSIMAG (École Nationale Supérieure d’Informatique et de Mathématiques Appliquées de Grenoble).

Agenda: 07/02/2015 (Sábado) - 11h00 às 12h30

http://campuse.ro/events/campus-party-brasil-2015/talk/startup-livre-e-a-cadeia-produtiva-do-software-livre-cpbr8

https://www.youtube.com/watch?v=rqfWjW4I9XM

 



PALESTRA: A influência do Software Livre na Cultura Digital (ou porque o software livre continuará a ser relevante)

13 de Novembro de 2014, 17:26, por Jocemar do Nascimento - 0sem comentários ainda

PALESTRA: A influência do Software Livre na Cultura Digital (ou porque o software livre continuará a ser relevante)

DESCRIÇÃO:

Apresentar um breve histórico dos antecedentes do movimento do software livre de maneira a compreender melhor seus pilares. Entender como o movimento do software livre colaborou para o crescimento da Internet e também se beneficiou deste. Compreender como os valores do software livre deram origem e influenciaram outros movimentos que hoje se convenciona a chamar genericamente de "Cultura Digital".

PALESTRANTE(S):

Kemel Zaidan: Formado pela Escola de Comunicações e Artes da USP, é membro ativo da comunidade de software livre brasileira e um defensor das causas ligadas à inclusão digital e ao conhecimento livre. Já foi coordenador da comunidade Ubuntu em SP e, no campo profissional, já coordenou projetos de educação e inclusão em entidades do terceiro setor. Foi editor chefe da Linux Magazine e da revista iMasters, tendo palestrado nos mais diversos eventos da área de tecnologia. Nos últimos anos, tem se dedicado a pesquisar o universo da cultura digital e seus desdobramentos. Atualmente, trabalha como evangelista de Tecnologia para a Locaweb.

Agenda: 07/02/2015 (Sábado) - 17h30 às 18h30

http://campuse.ro/events/campus-party-brasil-2015/talk/a-influencia-do-software-livre-na-cultura-digital-ou-porque-o-software-livre-continuara-a-ser-relevante-cpbr8

https://www.youtube.com/watch?v=QJVDGfUKxsw

 



PALESTRA: Hackerspace: O que? Como? Onde?

13 de Novembro de 2014, 17:24, por Jocemar do Nascimento

PALESTRA: Hackerspace: O que? Como? Onde?

DESCRIÇÃO:

Sabe o que é um hackerspace? Como funciona? E onde pode ser montado um? Neste painel com integrantes de outros hackerspaces responderemos ao menos estas perguntas. Traga suas dúvidas, curiosidades e vamos bater um papo. Aprenda e compartilhe!

PALESTRANTE(S):

Luiz Henrique Rauber Rodrigues: Professor no bacharelado em Ciência da Computação da URI Campus Santiago. Já palestrou em eventos como Campus Party/ FISL/ Latinoware/ Solisc e inúmeros regionais. Ajudou na coordenação de eventos como TDC/ Tchelinux/ Flisol/ DebianDay. Fundador do LaboratorioHacker.org. Da equipe de Coordenação do GUGP e GU-Mobile ambos pela Sucesu-RS. Membro Grupo Tchelinux.org. Sócio do Lions Club Santiago Centro e ainda pretende fazer sua própria cerveja.

Anchises Moraes: Analista de Inteligência em Fraudes da RSA, a divisão de segurança da EMC. Possui extensa experiência há mais de 15 anos na coordenação e implantação de projetos de Segurança da Informação em empresas de médio e grande porte. Formado em Ciência da Computação pelo IME-USP e pós-graduado em Marketing pela ESPM, também leciona em cursos de pós graduação, além de palestrar em eventos locais e internacionais. Foi presidente do Capítulo Brasil da ISSA e atualmente é Presidente do capítulo brasileiro da Cloud Security Alliance. Fundador do Garoa Hacker Clube, o primeiro Hackerspace brasileiro, Anchises também é um dos organizadores do evento Security BSides São Paulo.

Igor Brandão: fundador da Garagem Hacker em Curitiba.

Claudio Olmedo: Militante do Hardware Livre, e do Movimento Maker no Brasil. Palestrante na Latinoware, Empresario Fundador da Centro Maker, primeira empresa especializada em Hardware Livre do Brasil.

Agenda: 06/02/2015 (Sexta-Feira) - 10h30 às 11h30

http://campuse.ro/events/campus-party-brasil-2015/talk/hackerspace-o-que-como-onde-cpbr8

https://www.youtube.com/watch?v=1x8NnF57usM

 



PAINEL: Existe Movimento Software Livre x Open Source Initiative, ou somos todos iguais?

13 de Novembro de 2014, 17:23, por Jocemar do Nascimento

PAINEL: Existe Movimento Software Livre x Open Source Initiative, ou somos todos iguais?

DESCRIÇÃO:

Membros da comunidade brasileira tem propagado nos últimos meses que o movimento software livre está morto após a proliferação de distribuições GNU/Linux mais permissivas que incorporam softwares proprietários buscando facilitar a vida dos usuários e principalmente com a grande adesão de outros membros da comunidade as mídias sociais proprietárias (apelidadas de "redes devassas"). Conhecidos como "radicais livres", eles dizem que o que existe hoje é um movimento chamado open source, muito mais complacente com situações contrárias aquilo que é defendido por Richard Stallman.  Em contrapartida, outros membros da comunidade afirmam que não existe distinção entre os movimentos e que no Brasil sempre houve a unificação dos discursos do software livre com o código aberto, principalmente quando voltado para empresas que não estão preocupadas com a questão da liberdade do conhecimento mas sim com a qualidade dos softwares. E muitos membros acreditam que é importante usar mídias sociais fechadas principalmente para divulgar o software livre onde estão a maior parte dos usuários. Quem está certo? Existem realmente dois movimentos distintos? Devemos ser radicais na defesa do software livre, ou podemos abrir exceções quando queremos falar de software livre para grupos diversos? Distros GNU/Linux mais permissivas ajudam ou atrapalham a liberdade?

PALESTRANTE(S):

Anahuac de Paula Gil: Evangelizador e desenvolvedor de Software Livre. Membro fundador do G/LUG-PB – Grupo de Usuários Gnu/Linux da Paraíba, com mais de 25 anos de experiência na área de TI. Empreendedor, professor, autor do livro OpenLDAP Extreme, criador do Projeto KyaPanel – http://www.kyapanel.com, palestrante em diversos eventos sobre questões técnicas e filosóficas da democratização do conhecimento tecnológico, privacidade, liberdade de expressão e Software Livre. Consultor independente para tecnologias livres para diversas organizações como a TV Globo, Prefeitura Municipal de João Pessoa. Mantenedor do primeiro servidor Diáspora no Brasil – http://www.diasporabr.com.br

Alexandre Oliva: Evangelizador do Software Livre. Palestrante GNU. Conselheiro da FSF América Latina. Mantenedor do GNU Linux-libre e co-mantenedor de GNU libc, GNU binutils e GNU Compiler Collection. Engenheiro de ferramentas de desenvolvimento GNU na Red Hat Brasil.

Paulo Henrique de Lima Santana: Curador da Área de Software Livre da Campus.

Agenda: 06/02/2015 (Sexta-Feira) - 21h15 às 22h45

http://campuse.ro/events/campus-party-brasil-2015/talk/existe-movimento-software-livre-x-open-source-initiative-ou-somos-todos-iguais-cpbr8

https://www.youtube.com/watch?v=jz7h05l7mRU

 

 



PALESTRA: Salvem os hackers, ou salve-se quem puder!

13 de Novembro de 2014, 17:19, por Jocemar do Nascimento - 0sem comentários ainda

PALESTRA: Salvem os hackers, ou salve-se quem puder!

DESCRIÇÃO:

A distorção e demonização dos hackers, a falta de alfabetização em programação nas escolas e as limitações dos principais computadores atuais têm contribuído para a apatização da sociedade em geral. Sem poder compreender os códigos tecnológicos dos meios, que esperança há de que possamos decifrar e desafiar os códigos sociais que mantêm populações inteiras domadas em regimes pseudo-democráticos?  Como romper as amarras das redes anti-sociais?

PALESTRANTE(S):

Alexandre Oliva: Evangelizador do Software Livre. Palestrante GNU. Conselheiro da FSF América Latina. Mantenedor do GNU Linux-libre e co-mantenedor de GNU libc, GNU binutils e GNU Compiler Collection. Engenheiro de ferramentas de desenvolvimento GNU na Red Hat Brasil.

 

Agenda: 06/02/2015 (Sexta-Feira) - 18h30 às 19h30



PALESTRA: Women & Mozilla - Conheça o WoMoz e saiba como envolver-se

13 de Novembro de 2014, 17:17, por Jocemar do Nascimento - 0sem comentários ainda

PALESTRA: Women & Mozilla - Conheça o WoMoz e saiba como envolver-se

DESCRIÇÃO:

Women & Mozilla (WoMoz) é uma comunidade composta de membros de diversos projetos de software livre que dedicam-se principalmente a aumentar o envolvimento e a visibilidade de mulheres nesses projetos, em especial na Mozilla, e em aumentar o número de contribuidoras. Tecnologia deve ser aberta, livre e acessível da mesma forma para homens e mulheres. O projeto é um exemplo de como promover e dar visibilidade as minorias. Qualquer pessoa pode participar do WoMoz, não importa o gênero, orientação sexual, trabalho, etc. Nós acreditamos que o software livre precisa de mais mulheres! :) Contribua conosco! :)

PALESTRANTE(S):

Melissa Devens: Apaixonada pela web desde que era ainda menor, escolheu fazer dela seu meio de trabalho. Melissa Devens é formada em Comunicação Digital e trabalhou como social media e web designer em empresas como Grêmio FBPA e Grupo RBS. Voluntária da Mozilla Brasil desde o começo de 2014, já faz parte de diversos projetos, entre eles o Webmaker, pelo qual organizou diversos eventos pelo Brasil. Hoje luta por uma web aberta e pelo bem estar animal, afinal, a web é feita de gatinhos!

Agenda: 06/02/2015 (Sexta-Feira) - 17h30 às 18h20

http://campuse.ro/events/campus-party-brasil-2015/talk/women-mozilla-conheca-o-womoz-e-saiba-como-envolver-se-cpbr8

https://www.youtube.com/watch?v=K6O4VBJDZdY

 

 



PALESTRA: Educasom - O Podcast como Recurso Educacional Aberto

13 de Novembro de 2014, 17:16, por Jocemar do Nascimento - 0sem comentários ainda

PALESTRA: Educasom - O Podcast como Recurso Educacional Aberto

DESCRIÇÃO:

Que nós amamos Software Livre você já sabe, mas e na educação? Já conhece as iniciativas de Recurso Educacional Aberto? Conheça o que já existe no Brasil e no mundo e participe do delineamento do projeto Educasom, que prevê o uso do Podcast Educacional criado e consumido com Software Livre.

PALESTRANTE(S):

Kellen Carolline Bonassoli: Graduada em Letras e Especialista em Psicopedagogia, com formação complementar na área tecnológica e em mídias sociais. Contista e vencedora do prêmio Novos Talentos da Literatura, promovido numa parceria entre a  FNAC e a editora Novo Século. Também terá conto publicado na primeira edição impressa da iniciativa Narrativa Aberta, do Grupo Autêntica, um dos projetos inovadores participando do Social Good Lab. Kellen também é co-autora do livro Reflexões sobre Podcast (primeira publicação nacional exclusiva sobre a mídia), e é uma das responsáveis pelo portal Mundo Podcast

 Agenda: 06/02/2015 (Sexta-Feira) - 15h30 às 16h20

http://campuse.ro/events/campus-party-brasil-2015/talk/educasom-o-podcast-como-recurso-educacional-aberto-cpbr8

https://www.youtube.com/watch?v=WBt_GCOKaSQ

 



Tags deste artigo: campus party campux software livre evento linux open source