Se você optar por usar bots de marketing, há algumas coisas que você deve ter em mente. Aqui estão três dicas para confiar ao configurar seus bots!
1. Equilibre seus componentes humanos e bot
Um erro que você deve evitar é confiar muito, ou muito pouco, em bots. Naturalmente, você quer que os bots lidem com o que puderem, porque quanto mais você automatizar, mais fácil será seu trabalho. Mas há um limite e você quer garantir que não o exceda.
Essencialmente, embora você seja livre para usar bots para quantas tarefas quiser, não remova completamente os humanos da equação. Por mais úteis que os bots sejam, eles estão longe de ter a sensibilidade possuída pelos droides de Star Wars e outras histórias de ficção científica. Eles só podem fazer muito.
Quando os usuários tiverem perguntas que seus chatbots não estão qualificados para responder, você deverá fornecer a esses usuários uma maneira de entrar em contato com um membro de sua equipe. Por esse motivo, configure seus chatbots para conectar usuários a representantes humanos quando os bots não puderem atender às suas solicitações.
2. Seja honesto sobre sua automação
Outra coisa a evitar é enganar os usuários sobre seus chatbots. Algumas empresas optam por fingir que seus bots são pessoas reais, dando a eles nomes humanos e fotos de perfil. Isso é muito bom no começo, mas assim que os usuários começam a fazer perguntas que o bot não consegue responder, as coisas vão ladeira abaixo.
As pessoas não gostam de ser enganadas, e isso inclui ser levado a acreditar que um bot é uma pessoa real. Assim que eles perceberem que “Dave de Vendas” é apenas um programa automatizado, eles ficarão irritados por terem sido enganados, especialmente se tiverem passado os últimos quinze minutos tentando obter uma resposta direta.
Por esse motivo, certifique-se de informar antecipadamente aos usuários que seu chatbot é, de fato, um chatbot. Dessa forma, eles saberão o que podem esperar de usá-lo.
3. Não seja intrusivo ou irritante
Uma última coisa a considerar é que você deve evitar tornar seus bots intrusivos e irritantes para os visitantes do site. Muitos bots oferecem a opção de cumprimentar os usuários assim que eles chegam ao seu site por meio de uma caixa pop-up.
Às vezes isso é útil, mas nem sempre. Muitos usuários ficam irritados por ter que fechar a caixa para continuar navegando em seu site, especialmente se você já tiver outros pop-ups e notificações com os quais eles precisam lidar.
Se você não tiver certeza se deve usar o recurso pop-up de saudação, sempre poderá tentar executar alguns testes A/B para ver se os usuários respondem positivamente a ele. Caso contrário, é melhor desabilitar os pop-ups automáticos e simplesmente permitir que os usuários cliquem no chatbot por vontade própria, se for sua escolha.