Dicas para escolher pares de fontes esteticamente agradáveis

Dicas para escolher pares de fontes esteticamente agradáveis

Aqui estão algumas dicas de fontes a serem lembradas ao escolher fontes que ficarão próximas umas das outras em uma página.

1. Pense em contraste, não em competição

Você quer que os estilos de fonte escolhidos sejam contrastantes para seu site, mas não concorram entre si. Por exemplo, dois estilos decorativos de tipografia na mesma página competiriam entre si em vez de contrastar. Em vez disso, você deve escolher uma fonte decorativa ou de script além de uma fonte com serifa.

Outro emparelhamento complementar comum é escolher uma fonte sem serifa e uma fonte com serifa. Uma das partes mais importantes da escolha de pares de fontes complementares e contrastantes é garantir que as duas fontes não sejam muito semelhantes. Certifique-se de escolher duas fontes que diferem o suficiente para que os espectadores percebam.

Para garantir que suas fontes realmente contrastem umas com as outras, você pode experimentar opções em negrito e itálico. Isso também pode ajudar a criar o que os designers chamam de hierarquia. Hierarquia de fontes é quando o título é naturalmente maior que o subtítulo e o subtítulo é naturalmente maior que o corpo do texto.

Essas especificações também podem envolver negrito e itálico para criar uma hierarquia mais pronunciada.

2. Encontre uma família de fontes grande e velha

Quando você encontra uma família de fontes de que gosta, o trabalho árduo de hierarquia e emparelhamento é feito essencialmente para você. Uma “superfamília”, como alguns designers a chamam, incluirá uma fonte com serifa, uma fonte sem serifa e versões em negrito e itálico de cada uma. Isso é útil porque você saberá que essas fontes já funcionam bem juntas porque fazem parte da mesma família.

Tudo o que você precisa fazer é escolher como deseja organizá-los em seu design.

3. Não use mais de 3 fontes em um design

Cada fonte tem uma personalidade e, se você tiver muitas competindo por atenção em um design, acabará com muitos cozinheiros na cozinha. Limite-se a duas a três fontes – isso evita que seu design pareça sobrecarregado para o espectador e evita criar uma sensação de caos.

4. Considere o kerning

O espaço entre as letras em uma palavra digitada é chamado de kerning. Para criar um design realmente incrível, não tenha medo de brincar com o kerning de certas fontes. Obviamente, nem todas as fontes ficarão ótimas com espaços entre as letras, mas algumas ficarão.

Por exemplo, como as letras de script devem se conectar umas às outras e criar uma sensação de fluidez, as fontes em famílias de script não funcionariam bem com kerning. No entanto, uma fonte sem serifa em maiúsculas pode ficar ótima com kerning. Neste exemplo, você pode ver que a palavra “mussarela” é normalmente espaçada em uma fonte script, enquanto “the superior cheese” está em uma fonte sem serifa com kerned.

5. Não use fontes cansadas e usadas em demasia em seu design

Não há nada pior do que ver um design que usa uma fonte desgastada e usada em excesso. Isso pode prejudicar seu design e até torná-lo menos confiável, já que muitas dessas fontes são menos que profissionais. Quando existem tantas fontes de designer com aparência profissional por aí, por que você se contentaria com uma delas, afinal?

Algumas fontes usadas em excesso para ficar longe incluem Comic Sans, Impact, Arial, Bradley Hand e Papyrus.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *