Exemplos de como usar inteligência de negócios no marketing digital

Exemplos de como usar inteligência de negócios no marketing digital

Para ter uma ideia melhor de como usar inteligência de negócios no marketing digital, é útil ver exemplos. Aqui estão algumas ideias de como você pode usar inteligência de negócios para marketing.

Determine quais táticas de marketing estão tendo o melhor desempenho

Um dos usos mais benéficos do BI para marketing é avaliar suas campanhas e determinar como várias táticas funcionaram.

Ao avaliar quais táticas funcionaram bem e quais não funcionaram, você pode otimizar suas campanhas mudando seu foco para os métodos mais eficazes e alterando aqueles que tiveram desempenho inferior. Assim, por exemplo, você pode descobrir que a maioria de seus novos clientes veio da mídia social em vez de exibir anúncios durante a execução de uma campanha. Com base nessa descoberta, você pode alocar mais do seu orçamento para social para a próxima campanha.

Saiba mais sobre seu público

Outro aspecto valioso da análise de negócios para marketing é que você pode aprender mais sobre seu público.

Usando o BI, você pode coletar e avaliar dados sobre:

  • Características demográficas do seu público
  • Os interesses do seu público
  • A tecnologia que seu público usa
  • E mais

Quando você conhece melhor seus clientes, você tem uma ideia melhor de quais tipos de materiais e campanhas de marketing funcionarão melhor com eles. Você pode até mesmo personalizar campanhas de marketing e ativos como anúncios de acordo com os interesses de pessoas individuais ou grupos de usuários. Digamos, por exemplo, que sua empresa venda equipamentos esportivos.

Se você conhece um determinado cliente que joga hóquei, pode mostrar a ele um anúncio com um jogador de hóquei. Você também pode adicionar clientes a diferentes segmentos de marketing por e-mail com base nos esportes que praticam.

Otimize seu site para conversões

Você também pode usar o BI para otimização da taxa de conversão (CRO), atualizando estrategicamente seu site para aumentar o número de visitantes que fazem uma compra, se inscrevem em sua lista de e-mail ou convertem . Usando ferramentas de business intelligence para marketing, você pode coletar informações úteis sobre as jornadas dos usuários que converteram.

Você pode acompanhar as etapas que levaram à conversão, incluindo:

  • Os canais que os trouxeram ao seu site, que informa quais campanhas de marketing mais contribuem para as conversões
  • As páginas que eles visitaram, que informa quais tipos de páginas são mais úteis para aumentar as conversões
  • Onde eles clicaram em suas páginas, o que informa quais elementos da página são melhores para incentivar as conversões

Quem pode usar BI para marketing?

Quase qualquer organização pode se beneficiar da inteligência de negócios para marketing. Ele oferece inúmeros benefícios para empresas grandes e pequenas, independentemente do tipo de marketing que você usa. Mesmo que você não tenha muitos dados, pode usar ferramentas de BI para começar a coletar dados ou obter insights de dados de terceiros.

No nível individual, costumava ser apenas profissionais de dados com experiência em tecnologia que podiam usar ferramentas de inteligência de negócios. Esses profissionais então interpretavam os dados e os distribuíam para outras pessoas na forma de gráficos e outras visualizações. Hoje, porém, está ficando mais fácil para pessoas de todas as habilidades técnicas usar ferramentas de business intelligence.

Essas ferramentas estão se tornando mais fáceis de usar, tornando a inteligência de negócios acessível a muito mais pessoas e organizações.

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