Melhore seus projetos de web design com um bom escopo de projeto
As primeiras coisas que você faz depois que um cliente em potencial entra em contato com você sobre um projeto de web design são as mais importantes. Na verdade, esses passos iniciais podem significar a diferença entre um projeto bom ou ruim. Há muitas informações por aí sobre como identificar clientes ruins e gerenciar situações difíceis .
Você pode até ter suas próprias histórias de terror de clientes. Embora seja verdade que situações ruins com clientes às vezes não possam ser evitadas, afinal, é uma parte inerente do trabalho com outras pessoas, muitas dessas situações são simplesmente o resultado da falta de comunicação e compreensão. Felizmente, se você criar uma boa e completa declaração de escopo do projeto , certamente melhorará a comunicação com seus clientes, além de eliminar muitos problemas de produção do site.
A Importância do Escopo do Projeto
Uma das importantes tarefas iniciais do projeto que precisamos fazer é definir o escopo do projeto. Uma declaração de escopo de projeto mal elaborada resulta em falta de comunicação e desperdício de tempo do projeto. O escopo do projeto, em essência, define quais serão as entregas do projeto. Um bom escopo de projeto deve indicar de forma clara e inequívoca as expectativas do cliente e deve descrever como você concordou em atender a essas expectativas.
Evidência de Escopo de Projeto Ruim
Quando algo é adicionado ao escopo de um projeto, chamamos isso de scope creep . Demasiada fluência de escopo resulta em muito trabalho desnecessário. Muitos web designers e desenvolvedores são muito casuais sobre o escopo do projeto.
Eles não conseguem obter todo o escopo do projeto antes de começarem a trabalhar nele, e isso pode significar muito retrabalho e reequipamento durante todo o período do projeto.
“Apresentando ‘Feature Creep’, o nefasto arqui-inimigo do designer.”. Muito desvio de escopo significa que o escopo do projeto não foi definido adequadamente e claramente declarado no início do projeto.
Erros comuns cometidos ao definir o escopo do projeto
Aqui estão três erros comuns que os web designers cometem quando definem o escopo: Não obter o acordo por escrito. O escopo deve ser incluído em um acordo escrito entre você e o cliente.
O escopo deve ser revisado e assinado por ambas as partes antes de iniciar o projeto. Não fazer perguntas suficientes. Muitas vezes, o escopo está incompleto e o web designer/desenvolvedor não pediu ao cliente informações suficientes para realmente entender os requisitos do projeto. Fazendo muitas suposições. Suposições são como suposições; às vezes eles estão certos, mas muitas vezes eles estão errados.
Uma boa declaração de escopo do projeto elimina quaisquer suposições. A melhor maneira de desenvolver um bom escopo de projeto é fazer as perguntas certas.