Definição: a análise prescritiva é a prática de analisar dados para fornecer recomendações sobre o que sua empresa pode fazer a seguir para melhorar seus resultados de marketing.
A melhor maneira de gerar melhores resultados com seu marketing é analisando os resultados de suas estratégias. É aí que entra a análise de dados .
Nesta página, vamos mergulhar nos detalhes da análise de dados prescritiva, que ajuda você a otimizar suas estratégias de marketing para gerar mais receita no futuro.
O que é análise prescritiva?
A análise prescritiva usa dados para determinar um curso de ação ideal para melhorar o desempenho do seu negócio.
Em outras palavras, ele permite que você analise os resultados de suas estratégias de marketing e identifique seus próximos passos para otimizar suas campanhas e gerar mais receita para sua empresa.
Como a análise prescritiva se compara a outros tipos de análise?
Então, agora que você conhece a definição de análise prescritiva, vamos ver como ela se compara a outros tipos de análise.
Para responder a essa pergunta, precisaremos explicar cada um dos quatro tipos de análise de dados, que são:
- Análise descritiva
- Análise de diagnóstico
- Análise preditiva
- Análise prescritiva
1. Análise descritiva
A análise descritiva responde à pergunta “o que aconteceu?” Em outras palavras, é o que você sabe ao analisar seus dados.
Exemplo: você percebe que uma das páginas do seu site tem uma taxa de rejeição de 90%.
2. Análise de diagnóstico
A análise de diagnóstico responde à pergunta: “por que isso aconteceu?” Com a análise de diagnóstico, você pode determinar o motivo por trás dos resultados de sua campanha.
Exemplo: você determina que sua taxa de rejeição de 90% provavelmente se deve a um vídeo corrompido em sua página da web que não carrega para os visitantes.
3. Análise preditiva
A análise preditiva responde à pergunta “o que pode acontecer no futuro?” Em outras palavras, você analisará seus resultados para prever como eles podem mudar com o tempo.
Exemplo: você prevê que, se deixar seu vídeo corrompido em seu site, sua taxa de rejeição pode aumentar para 93%.
4. Análise prescritiva
A análise prescritiva responde à pergunta: “o que devemos fazer a seguir?” Com a análise prescritiva, você determina quais ações precisa realizar para otimizar suas estratégias e gerar melhores resultados.
Exemplo: depois de analisar sua alta taxa de rejeição , você determina que a próxima etapa deve ser corrigir o vídeo corrompido para melhorar seu engajamento.