A gamificação de marketing é o que parece, você usa jogos em sua estratégia de marketing para se envolver com seu público.
Os jogos podem variar de pesquisas rápidas de mídia social a aplicativos e concursos complexos. Não precisa ser caro para ser ótimo, no entanto.
A chave para uma estratégia de gamificação bem-sucedida é a criatividade.
Você pode usar a gamificação de marketing em muitos canais diferentes , incluindo seu site, seus e-mails e nas mídias sociais. Nas redes sociais, especificamente, você pode até aproveitar alguns recursos integrados, como os adesivos interativos do Instagram e do Facebook .
Quais são alguns exemplos de gamificação no marketing?
A gamificação não é realmente uma coisa nova, o que é ótimo porque posso mostrar alguns exemplos que certamente inspirarão sua próxima campanha.
Primeiro, um exemplo de gamificação de uma marca de beleza no Instagram.
O recurso História do Instagram permite que usuários e empresas compartilhem fotos temporárias com adesivos, músicas, filtros e muito mais.
A Benefit Cosmetics usa uma combinação de fotos de produtos, texto e o recurso de enquete em seus Stories para envolver seu público com seus Stories.
Eles estão exibindo seus produtos de uma maneira divertida e comprável. Os resultados obtidos podem fornecer informações valiosas sobre produtos e marketing, obtidas diretamente de seu público, de graça.
Em seguida, um exemplo de gamificação com alguns ursos muito grandes.
O Katmai National Park & Preserve no Alasca se une ao Explore.org e ao Katmai Conservancy para a Fat Bear Week em outubro. Essa tradição vem desde 2014, e não decepciona. Você conhece a história.
Os ursos comem muita comida para se preparar para a hibernação, então, no período que antecede a grande soneca, eles ficam grandes.
Para citar o National Park Service, Honky Chonk Beardonkadonk. Você ouviu direito.
Durante a Semana do Urso Gordo, as pessoas participam de um torneio e votam em quem acham que é o urso mais gordo. Os ursos são emparelhados uns contra os outros e, no final, apenas um pode vencer.
Enquanto a votação acontece fora das redes sociais, há muita promoção nas redes sociais, do próprio parque e dos fãs dos ursos.
Em 2020, essa estratégia ganhou 646.282 votos e recebeu muita cobertura da imprensa. 113 artigos e outros tipos de conteúdo , para ser exato.
Além disso, as pessoas aprenderam um pouco sobre ursos e preservação ambiental.
O último exemplo que vou compartilhar é como o cartão perfurado de antes.
A maior diferença é que é digital, e você realmente não pode perdê-lo.
A Ulta Beauty, como muitas empresas, tem um programa de recompensas . Quanto mais você compra, mais pontos você ganha. À medida que você gasta mais, pode alcançar níveis mais altos e receber presentes, mais pontos e outros benefícios.
Você pode resgatar esses pontos para usar em seus produtos e serviços.
Em seus e-mails para membros de recompensas, o Ulta usa uma barra de progresso para mostrar quantos pontos você tem e informa quanto você precisa gastar para chegar ao próximo nível.
É simples, mas o formato incentiva as pessoas a continuar gastando, para que possam realmente colher todos os benefícios que a Ulta tem a oferecer.
Tenho certeza de que posso continuar dando exemplos para você, mas vamos passar para como você pode usar a gamificação de marketing em sua estratégia digital.