O marketing de conteúdo é a prática de publicar conteúdo que não anuncia diretamente o produto ou a marca de uma empresa, mas gera interesse nessas coisas, fornecendo informações relevantes e úteis. O marketing de conteúdo como estratégia é uma das subestratégias mais importantes da otimização de mecanismos de busca (SEO). SEO é uma técnica de marketing acessível que permite que você apareça mais alto nos resultados de pesquisa.
Para ver esses rankings de SEO impulsionados , não se esqueça de usar o painel de SEO do Google Analytics ! Por exemplo, a Home Depot tem uma seção inteira em seu site dedicada a projetos e ideias de bricolage, onde publicam guias e tutoriais para ajudar os proprietários a fazer reparos simples em vez de contratar um empreiteiro ou outro profissional. Ele fornece aos proprietários as informações necessárias para fazer reparos por conta própria e é dividido em diferentes cômodos da casa e categorizado por tipos de melhorias, como elétrica e hidráulica.
Embora esses guias não sejam propagandas diretas, os visitantes que os lêem provavelmente estão mais inclinados a comprar os suprimentos necessários da Home Depot, em vez de um concorrente. A associação do guia com a Home Depot abre as portas para a possibilidade de vendas.
Como o web design impacta o marketing de conteúdo
Embora esses guias sejam orientados principalmente pelo conteúdo, o design da Web da Home Depot afeta a forma como os usuários os acessam e os lêem.
Acessibilidade
Uma das considerações mais importantes ao projetar um site com conteúdo pesado é a acessibilidade. Se você publicar conteúdo informativo em seu site, ele precisa ser fácil de encontrar e ler.
Sua navegação deve permitir que os usuários encontrem as informações que desejam, sem clicar em páginas de conteúdo irrelevante. Se um visitante tiver que vasculhar página após página para obter as informações que está procurando, provavelmente desistirá e visitará outro site. Criar uma configuração de navegação simples com opções de menu suspenso é uma ótima maneira de ajudar os visitantes a encontrar o que estão procurando e acessá-lo rapidamente.
Aparência
Os visitantes farão julgamentos sobre a qualidade e confiabilidade do seu conteúdo com base na aparência profissional do seu site.
Mesmo que seu conteúdo seja fácil de encontrar, o design pode afastar as pessoas. Se o seu site parece desatualizado ou visualmente pouco atraente, os usuários podem hesitar em considerá-lo um recurso valioso. Você precisa ter um design limpo que ilustre seu profissionalismo e dê aos visitantes a confiança de que podem confiar em seus conselhos.
Legibilidade
Junto com a aparência geral do seu site, seu texto deve ser visualmente atraente e fácil de ler. Muitas fontes podem ser esmagadoras e pouco profissionais, e você normalmente pode ficar com uma fonte para títulos e outra para o corpo do texto.
Escolher as fontes e cores certas é essencial para ajudar seus visitantes a ler e compreender seu conteúdo. Você pode publicar o conteúdo mais útil disponível em um tópico específico, mas se a cor da fonte for muito semelhante ao seu plano de fundo, seus visitantes podem nem se dar ao trabalho de lê-lo. Sua cópia do corpo também precisa ser limpa e grande o suficiente para ser lida sem esforço.
Todos esses detalhes parecem menores, mas podem ter um grande impacto na eficácia da sua estratégia de marketing de conteúdo com clientes em potencial.
Compreensão
Muitas pessoas são aprendizes visuais e precisam de gráficos e fotos para entender completamente novos tópicos e informações. Isso significa que é essencial incluir recursos visuais em todo o seu conteúdo. Por exemplo, um tipo popular de conteúdo online hoje são vídeos de culinária rápida com instruções e ingredientes para uma receita simples.
As pessoas que assistem a esses vídeos aprendem exatamente como fazer a refeição ou lanche que está sendo mostrado, o que facilita quando decidem experimentar a receita por conta própria. Independentemente do seu setor, o conteúdo visual, como fotos e vídeos, pode ajudar seus clientes em potencial a ter uma ideia melhor de como podem usar seus produtos ou serviços. Do ponto de vista do design, isso significa que o layout do seu site deve funcionar bem com o conteúdo visual e facilitar para os leitores rolarem pelas fotos e assistirem a vídeos.