Você pode ter ouvido o termo antes, mas o que é marketing de ciclo de vida?
O marketing do ciclo de vida, também conhecido como marketing do ciclo de vida do cliente, concentra-se no ciclo de obtenção, conversão e retenção de leads. O objetivo é transformar clientes de primeira viagem em clientes recorrentes.
Quando você usa o marketing de ciclo de vida, deseja envolver seu público do início ao fim.
Seu público deve verificar sua empresa, permanecer engajado e, eventualmente, converter. Isso requer a implementação de inúmeras estratégias para manter seu público engajado e interessado em seu negócio. Você deve capturar esses leads primeiro, nutri-los para a conversão como parte de seu processo de nutrição de leads e levá-los a fazer exatamente isso!
Quando você usa o marketing do ciclo de vida do cliente, você retém clientes a longo prazo.
Em vez de se concentrar em ganhar conversões individuais, você se concentra em construir um relacionamento com seus leads e dar a eles um motivo para retornar ao seu negócio. Se você for usar com sucesso o marketing digital do ciclo de vida, precisará entender seu público.
Descubra o que atrai seu público e o que os convencerá a converter. É importante que você conheça bem o seu público para que possa entregar um conteúdo melhor para eles.
As três fases do marketing do ciclo de vida
As três fases do marketing do ciclo de vida são: atrair, vender e impressionar. Vamos detalhar essas etapas para entender melhor como elas afetam sua campanha.
- Atrai
O primeiro passo do marketing do ciclo de vida é atrair seu público para que eles se interessem pelo seu negócio. Esta etapa exige que você obtenha leads interessados por meio de várias estratégias de marketing.
Segmentar seu público é um componente chave da fase de atração. Isso tornará mais fácil para você atrair leads para o seu negócio.
Segmente as pessoas por seus interesses, comportamento, dados demográficos e outros fatores.
Você desejará fornecer a eles conteúdo e informações atraentes que os atraiam para o seu negócio. Depois de atraí-los, você capturará esses leads fazendo com que eles se conectem com sua empresa.
- Vender
Depois de capturar seus leads, é hora de vendê-los em seus produtos. Você mostrará a eles como e por que seus produtos são os mais adequados para suas necessidades.
Esta é a parte do ciclo em que você educará seu público sobre seus produtos. Mostre a eles os melhores recursos de seus produtos e como esses recursos melhorarão suas vidas.
Isso ajudará a alimentá-los para a conversão.
Igualmente importante para a fase de vendas do marketing do ciclo de vida é propor ofertas aos seus leads que são tentadoras demais para deixar passar. Isso incentivará mais leads a comprar seus produtos.
- Uau
Depois de vender seus leads em seu produto, eles farão a compra.
Este é o ponto em que você os impressiona durante e após o processo. Se você fez alguma promessa ao seu público, precisa cumpri-la. Seja um envio rápido ou um produto de alta qualidade, você precisa garantir que essa promessa seja cumprida.
Cumprir a proposta de venda exclusiva do seu produto (USP), bem como as promessas da sua marca, são cruciais para o marketing de ciclo de vida bem-sucedido, pois a confiança desempenha um papel importante em fazer com que as pessoas repitam os clientes.
Você também vai querer incentivar vendas adicionais.
Se eles realmente gostarem do seu produto, acompanhar produtos adicionais que você acha que eles gostarão os incentivará a fazer outra compra.
Além disso, incentive seus leads a convidar as partes interessadas para conferir sua página. Isso ajudará você a obter leads mais valiosos para o seu negócio. Se você deseja obter sucesso com o marketing do ciclo de vida do cliente, precisa atrair leads, vendê-los em seus produtos e impressioná-los.
Isso ajudará você a ganhar leads mais valiosos e atrair clientes recorrentes.