Uma auditoria de marketing na Internet é uma revisão aprofundada de suas campanhas de marketing online. Uma boa auditoria analisa como suas campanhas estão configuradas e quais resultados elas estão gerando no momento.
O objetivo final é descobrir quaisquer pontos fracos e descobrir como melhorá-los.
Quando devo realizar uma auditoria de marketing digital?
Se você estiver questionando a eficácia de suas campanhas e se elas estão gerando resultados, precisará realizar uma auditoria. Você pode auditar seu marketing ou contratar uma agência de marketing na Internet para fazer isso.
Uma agência traz a vantagem do conhecimento avançado de marketing.
Como realizar uma auditoria de marketing online
Ao realizar uma auditoria de campanha de marketing, você não analisa tudo de uma vez. Em vez disso, você vai querer dividi-lo em estratégias individuais. As quatro estratégias de marketing digital mais comuns incluem:
- Otimização para mecanismos de busca (SEO)
- Publicidade paga por clique (PPC)
- Marketing de mídia social
- Designer de Web
Ao concluir uma auditoria de marketing digital em cada uma dessas estratégias, você pode identificar como pode melhorá-las. Continue lendo para saber como você pode auditar cada uma das principais estratégias de marketing digital!
Auditoria SEO
Para auditar seu SEO, primeiro você deve analisar os resultados que está gerando. Como o objetivo do SEO é, em última análise, direcionar o tráfego de pesquisa para o seu site, use uma ferramenta como o Google Analytics para visualizar o tráfego do seu site. Se você vir grandes quantidades de tráfego de entrada do Google, isso é bom!
Se não, porém, seu SEO pode usar algum trabalho. Nesse ponto, você pode se fazer as seguintes perguntas:
- Seu site usa HTTPS ?
- Você incluiu palavras-chave relevantes em seu conteúdo escrito?
- Seu conteúdo ganhou backlinks de sites respeitáveis?
- Você comprimiu suas imagens e deu a elas alt tags ?
- Seu site é compatível com dispositivos móveis ?
Se a resposta para qualquer uma dessas perguntas for “não”, você sabe que precisa otimizar esse aspecto do seu site. Depois de fazer isso, seu SEO vai melhorar!
Auditoria PPC
O objetivo do seu PPC é duplo: primeiro, você quer que as pessoas cliquem em seus anúncios e, em seguida, você quer que elas comprem o que os anúncios estão vendendo.
Portanto, ao realizar uma auditoria de PPC, você deve analisar duas métricas: taxa de cliques (CTR) e taxa de conversão . Se seus anúncios estão gerando cliques, mas não conversões, significa que o problema está nas páginas de destino .
Pergunte a si mesmo o seguinte:
- Suas páginas de destino são simples e centradas em uma única chamada para ação (CTA)?
- Eles são visualmente atraentes?
- Suas páginas de destino correspondem à intenção de pesquisa do usuário?
Se você responder “não” a qualquer uma dessas perguntas, é isso que você precisa otimizar. Por outro lado, seus anúncios podem não estar gerando cliques. Nesse caso, você pode precisar de tags de título e descrições mais atraentes.
Como alternativa, você pode descobrir que seus anúncios nem estão sendo exibidos nos resultados de pesquisa. Nesse caso, você pode dar lances mais altos ou trabalhar para aumentar a classificação do anúncio .
Para aumentar a classificação do anúncio, você precisará melhorar a qualidade geral de seus anúncios, o que pode significar revitalizá-los completamente.
Auditoria de redes sociais
Nas redes sociais, seu principal objetivo é gerar interesse no seu negócio e atrair pessoas para o seu site. Ao realizar uma auditoria de mídia social, você precisa ter cuidado, é fácil ser pego nas métricas erradas.
Embora você possa pensar que deveria observar sua contagem de seguidores ou o número de curtidas que sua última postagem obteve, essas são, na verdade, métricas de vaidade e não indicativas de seu desempenho nas mídias sociais.
Em vez disso, concentre-se em métricas como CTR e seu número de impressões. Se você perceber que nenhuma de suas postagens de mídia social está ganhando impressões, isso significa que as pessoas não encontram sua página.
Para combater isso, você pode tentar veicular mais anúncios de mídia social pagos para divulgar a marca .
Se suas impressões são altas, mas sua CTR é baixa, por outro lado, isso significa que você precisa criar posts mais atraentes que atraiam as pessoas a clicar nos links para seu site.
Auditoria de webdesign
Web design é uma parte crítica do seu marketing.
Seu site é para onde todos os outros usuários de marketing direcionam os usuários e onde você educa os usuários sobre sua empresa e os faz converter.
Assim como o SEO, você pode analisar as métricas de tráfego do seu site como parte de sua auditoria.
Investigue quais páginas as pessoas visitam mais e quanto tempo elas passam em seu site.
Você também deve prestar atenção à taxa de rejeição . Uma alta taxa de rejeição indica que os usuários estão visitando seu site, lutando para encontrar o que precisam e saindo rapidamente.
Sua taxa de rejeição pode ser devido a várias coisas.
Aqui estão algumas questões a serem consideradas:
- Você está usando design responsivo?
- Suas páginas estão carregando em três segundos ou menos?
- Seu site é visualmente agradável?
- Os usuários têm facilidade para navegar em seu site?
Assim como nas outras estratégias, você deve trabalhar para otimizar novamente todas as áreas dessa lista em que a resposta é “não”.