1. Google Analytics
A primeira entrada nesta lista é o Google Analytics . O Analytics é uma das plataformas de análise mais usadas e por um bom motivo: é gratuito, fácil de usar e executado pelo Google.
O Analytics foi projetado para rastrear a atividade em seu site. Ele observará quanto tráfego você ganha, de onde vem esse tráfego, quais páginas os usuários visitam e muito mais. Em seguida, ele organizará todas essas informações em gráficos e relatórios abrangentes para você visualizar.
O Google Analytics pode não ter tantos recursos quanto alguns outros softwares de análise de marketing. Mas como é gratuito, vale a pena adquirir para o seu site, especialmente porque ele pode se integrar a outras ferramentas do Google, como o Google Ads e o Google Search Console , que você pode usar.
2. Quadro
Se você procura algo mais abrangente do que os recursos básicos oferecidos pelo Google Analytics, o Tableau pode ser a plataforma para você. Já existe há muito tempo e ganhou a reputação de ser uma ferramenta altamente eficaz.
O Tableau é, antes de tudo, uma plataforma de gerenciamento de dados (DMP). Isso significa que ele se integra a várias outras plataformas e extrai dados dessas fontes, centralizando todas as suas informações em um só lugar. Isso evita que você salte entre muitas plataformas diferentes para suas análises.
O Tableau oferece algumas licenças diferentes, sendo a melhor o Tableau Creator. Você também pode usar o Explorer ou o Viewer, mas lembre-se de que eles permitem apenas visualizar os dados existentes, em vez de criar um novo conteúdo de análise.
3. Microsoft PowerBI
O Microsoft Power BI é uma plataforma de business intelligence (BI). Isso significa que, como o Tableau, ele foi projetado para centralizar dados de várias plataformas e organizá-los para você. Mais do que isso, porém, o Microsoft BI prepara dados em formatos projetados especificamente para análise.
Um dos recursos de destaque do Power BI é sua análise preditiva. Esse recurso analisa seus dados existentes e os usa para prever tendências de marketing futuras.
O Power BI também se integra a programas como o Excel, permitindo que você importe facilmente dados de planilhas para suas análises.
4. Qlik
Assim como o Microsoft Power BI, o Qlik é uma plataforma de BI projetada para ajudar na análise. Na verdade, existem algumas ferramentas de análise Qlik diferentes, mas a melhor delas é o Qlik Sense.
O Qlik oferece alguns recursos úteis. Um deles é a análise de conversação, onde você pode fazer perguntas em linguagem cotidiana e receber linguagem útil do software. Outro recurso importante é o modo offline, que permite acessar todos os seus dados sem precisar estar online.
Esses dois recursos são acompanhados por insights de aprendizado de máquina e IA que ajudam a Qlik a encontrar padrões em seus dados com mais eficiência.