Todo projeto precisa de metas, Quando você define o que deseja alcançar, terá mais facilidade em descobrir como chegar lá.
Você pode considerar o uso da estrutura de metas para seu projeto. Essa abordagem se concentra em estabelecer metas que são:
- Específicos, o que significa que são detalhados o suficiente para explicar exatamente o que você deseja
- Mensurável, o que significa que seu sucesso pode ser avaliado com certas métricas
- Atingível, o que significa que você tem expectativas realistas sobre o que pode alcançar
- Relevante, o que significa que suas metas estão alinhadas com os objetivos gerais da empresa
- Com prazo, o que significa que você tem um cronograma para quando seus objetivos devem ser concluídos
Não guarde esses objetivos para si mesmo, no entanto. Todos que trabalham em um projeto precisam estar cientes do que você está trabalhando para garantir que suas contribuições estejam alinhadas à sua visão .
Além disso, ter um diálogo aberto com as pessoas de sua equipe dá a elas a oportunidade de compartilhar o que elas acham que é possível para sua parte do projeto de engenharia elétrica ou outro ramo, permitindo que você planeje adequadamente.
2. Trabalhe de trás para frente
O gerenciamento de projetos bem-sucedido começa com o resultado final. Se você tem uma meta para o seu projeto, pode trabalhar de trás para frente para detalhar as etapas que o levarão à linha de chegada.
Digamos que você queira lançar uma campanha de publicidade em vídeo no YouTube. Você definitivamente vai precisar de um vídeo. O vídeo precisa ser adicionado ao YouTube . Se continuarmos nesse caminho, você precisará de alguém para fazer o vídeo .
Vamos quebrar isso ainda mais. Você precisará de alguém para planejar o vídeo, coordenar com um ator, escrever um roteiro, filmar o vídeo e editar o produto final. No lado da publicidade , você precisa descobrir seu orçamento, decidir sobre o público-alvo e escrever uma cópia.
Você pode expandir cada uma das etapas individuais neste exemplo para que elas tenham ainda mais detalhes.
Depois de ter trabalhado em tudo, o grande projeto assustador parecerá uma série gerenciável de tarefas que você e sua equipe podem enfrentar.
3. Gerencie as expectativas
Você definiu seus objetivos. Agora fique com eles. E não prometa coisas impossíveis só para agradar as pessoas. Ninguém ficará feliz quando você perder um prazo ou ficar aquém de seus objetivos.
Comunique a linha do tempo e os recursos de sua equipe com todas as partes interessadas do seu projeto . Seja honesto, mas educado, se alguém tiver expectativas irreais.
Como gerente de projeto, é benéfico para você e para aqueles com quem trabalha estar atento aos horários de todos. Seu projeto provavelmente não é a única coisa que todos têm em seus pratos. Ignorar as responsabilidades de outras pessoas e pressioná-las demais pode levar ao esgotamento e à falta de motivação, o que não é bom para ninguém.
Todos se sentirão melhor se você respeitar o tempo deles e comunicar o que você pode realizar de forma realista. Isso inclui a contabilização de problemas que podem surgir ao longo do projeto.